Pilates Emagrece? Saiba Quantas Calorias Você Perde Em Uma Sessão

O Pilates é uma ginástica já bem conhecida e consolidada no mundo inteiro, por suas propriedades de fortalecimento e condicionamento corporal.

Na verdade, desde a sua criação, as adaptações feitas ao método, elevaram esse método a um patamar multifuncional que podem fazer com que várias pessoas consigam realizar seus sonhos e objetivos de mudar de vida, conquistando um corpo mais bonito e claro com saúde.

Mas o que pouca gente sabe é que, além das propriedades terapêuticas, a realização do Pilates Emagrece.

Pois, é! Uma atividade que demanda um gasto calórico considerável e, se aplicado da maneira certa, te trará benefícios que vão além do fortalecimento muscular e reabilitação.

Acompanhe agora essa matéria, já pegue papel e caneta, ou salve essa página como favorita no seu navegador para não perder nada do que aprender aqui, matéria exclusiva, com os grandes especialistas no assunto. 

O Que É Emagrecimento?

Emagrecimento é um processo de adaptação fisiológica que implica na diminuição da gordura corporal.

Esse processo de perda de gordura pode ser potencializado pela aplicação de exercícios, alimentação e, claro, o uso de certas substância.

Para esses casos, o Pilates Emagrece seu corpo de duas formas:

A primeira é pelo aumento de calorias gastas no seu dia durante a execução dos movimentos no treino, isso, por si só, já aumentará a quantidade total de calorias.

Os exercícios realizados, dentro do estúdio, ativam a via energética glicolítica que utiliza basicamente o glicogênio contido, principalmente, nas células que compõe o tecido adiposo.

Já a segunda é que o Pilates Emagrece porque, sua prática regular, traz consigo uma consciência corporal que vai além do exercício, algo que está ligado diretamente com a vontade de preservar o bem-estar e a harmonia do seu corpo.

Pilates E Consciência Corporal

A consciência corporal adquirida através da prática dessa atividade, reforça o argumento de que o Pilates Emagrece, até porque é meio ilógico pensar que, por um lado, a pessoa investe em um atendimento especial.

Com equipamentos e técnicas que requer atenção, equilíbrio e força e, ao sair do estúdio, entrará em um fast food e estrague todo o esforço físico e financeiro, empenhado para melhorar sua saúde e bem-estar.

Outro fator importante, que faz que endossa as evidências de que o Pilates Emagrece, é o acompanhamento atento de um profissional da área de saúde, seja de Educação Física ou Fisioterapia.

Que estará acompanhando com frequência o progresso do aluno e, claro, acompanhará as medidas e poderá dar dicas para otimizar o treinamento, de modo a alcançar o seu objetivo.

Pilates E Alimentação Saudável  

Obviamente, como foi dito, o emagrecimento é um processo múltiplo que requer diversos estímulos e não está vinculado somente ao gasto calórico e o fortalecimento da musculatura resultante dos treinos.

E sim, com a equidade e o equilíbrio entre gasto calórico, alimentação e estímulo e, claro, a alimentação deve ser o diferencial para manter o equilíbrio de todos os fatores, o consumo de proteína e aminoácidos é a base para a reconstrução das fibras e da hipertrofia muscular.

Fora isso, uma boa alimentação pode reverter os quadros de inflamação e outras patologias que prejudicam a motricidade e o movimento harmonioso do seu corpo.

Então, o ideal para ver o quanto o Pilates Emagrece, é aliar uma boa dieta, rica em fibras proteína e minerais que restabelecerão o equilíbrio do seu corpo, te fazendo perder peso e, consequentemente, conquistando uma aparência mais bonita e bem cuidada.

Pilates Para Desportos E Atletas

Não se espante se ver ou ouvir algum atleta de ponta, ou jogador amador de algum esporte, ou atividade física, reservar parte do seu tempo para praticar Pilates.

Afinal de contas, alguns esportes, como as lutas, a corrida e o futebol, causam muitos impactos nas articulações e o desgaste natural da musculatura, podendo trazer consequências a longo prazo.

A prática do Pilates Emagrece, nesses casos, porque ela trabalha em conjunto com demais atividades que aumentam o gasto calórico e favorecem ainda mais o cenário perfeito para o emagrecimento.

Então, aqui vai um alerta para os peladeiros de final de semana. Após os 40, seu corpo já não responde mais como antigamente, sua capacidade regenerativa já não é mais a mesma.

Se você não quer se lesionar fazendo aquilo que mais ama fazer, procure logo um estúdio de pilates para uma avaliação ou pergunte ao seu médico os benefícios que o Pilates pode trazer para você.

Conclusão

Bom, acredito que, após essas explicações, sobre o porquê Pilates Emagrece, você já deve estar atento aos nossos conselhos, que procuram adequar a sua vida e sua rotina facilitando os caminhos para a perda de peso, enquanto você cuida da sua saúde e do seu bem-estar.

Se gostou dessa matéria, fique ligado nas próximas, com mais dicas e informações importantes para você, bons treinos e boa sorte a todos.