Por Que Praticar Pilates E Não Outra Atividade Física?

Você com certeza já ouviu falar sobre Pilates e de seus muitos benefícios para reabilitação e condicionamento físico.

Mas tenho certeza que, em meio a tantos métodos de ginástica e tantas atividades físicas e você que não tem muita aproximação com o mundo do movimento e boa forma, pode ficar em dúvida sobre qual atividade é a mais acertada para você, afinal, são tantas, não é? 

Sempre chega um e diz: faz natação! Outro que fala: por que não vai para academia? E, por fim, sempre tem os que dizem: faço zumba e me sinto bem melhor! Por que você não faz também?

Para te ajudar a esclarecer de vez esse dilema, sobre qual atividade escolher, preparei essa matéria exclusiva, mostrando os casos mais indicados para se fazer Pilates e comparar com outra atividade física.

Acompanhe agora e abandone de vez a recomendação dos leigos.

Por Que O Pilates?

Pouca gente sabe, mas a origem do Pilates, e sua atuação primaz, está vinculada diretamente com a reabilitação e fortalecimento muscular de pessoas que, na época, estavam acamadas com alguma patologia ou que tinham perdido algum membro durante confrontos na Primeira Guerra Mundial.

O fato é que as adaptações feitas pelo Joseph Pilates, incorporou os métodos de ginástica existentes na época com os equipamentos disponíveis no quarto de hospital para proporcionar ao acamado a chance de ir, aos poucos, fortalecendo a musculatura e, principalmente, trazendo um pouco de motricidade para o acamado.

Sua função inicial tinha muito mais ligação com a fisioterapia tradicional do que com a atividade física, mas, ao longo do tempo, descobriu-se que, por se tratar de um método de ginástica aplicada ao Pilates, poderia (com a devida adaptação) fazer parte da rotina de todos, inclusive os que não sofreram traumas ou que estão acamados.

Aplicação Prática E Melhoria De Vida

Com o passar dos anos, aquelas salas e equipamentos que antes eram adaptados nos hospitais de campanha para ajudar os acamados, hoje foi transformada em estúdio para a prática de uma das ginásticas que mais faz sucesso no mundo todo.

A aplicação prática e bem assistida do Pilates, traz melhorias significativas para a qualidade de vida do praticante, não só do ponto de vista corporal, como também do ponto de vista psicológico.

Isso mesmo! Em muitos casos, onde o aluno não tem uma boa autoestima e prefere não frequentar locais públicos para se exercitar por sentir vergonha do seu corpo.

Para estes casos a discrição do estúdio Pilates e do atendimento personalizado faz toda a diferença trazendo mais confiança e vontade de continuar a prática dessa atividade física, que é, sem dúvidas, uma das melhores e mais frequentes recomendações de ortopedistas, reumatologista e até clínicos gerais.

Ao praticar o Pilates, você ganha qualidade de vida em todos os aspectos, mas, por que o Pilates é superior a outras atividades? Você descobrirá agora.

Por Que Pilates É Superior Às Outras Atividades Físicas?

Não é difícil explicar o porque o Pilates é superior a outras atividades físicas, principalmente porque muitas das atividades que estão em alta por aí, sendo apresentadas como a solução para todos os problemas, possuem contraindicações e não devem ser praticadas por todos os públicos.

A exemplo disso temos a natação e a hidroginástica, é comum ler em blogs de saúde onde falam que a natação e a hidroginástica são ideais para todos os públicos, porque não causa impacto nas articulações.

Mas o que não se fala é que, em pacientes com problemas reumáticos, estar em uma água fria ou gelada piora em muito as dores.

Outro exemplo, temos as ginásticas aeróbicas, que prometem emagrecimento através de altos índices de gasto calórico, porém, para pessoas que estão com sobrepeso ou estão há muito tempo enfiadas no sedentarismo, caminhar, correr e saltar pode ser muito prejudicial a sua saúde.

Promovendo o desgaste e consequentes lesões ligamentares. A lista de contraindicações não para por aí, mas quer saber qual é mesmo o diferencial do Pilates

Atendimento personalizado! Isso faz toda a diferença dentro de um estúdio de Pilates.

Sem dúvidas, ter o acompanhamento de um profissional qualificado, que está ali, tão concentrado no seu progresso, na manutenção de sua saúde e integridade física, é indispensável.

Isso, em si, torna o Pilates uma atividade física consciente, que pode ser considerada uma mistura perfeita entre exercício, que promoverá adaptação de forma física, e atividades para reabilitação.

Conclusão

Viu como o Pilates pode mudar a sua vida para melhor? 

Seja qual for a sua intenção, é possível, em conversa com o professor, no estúdio, adaptar a execução dos exercícios e utilização de equipamentos que corroborarão para o alcance de seus objetivos.

Então, não espere muito, comece a mudar de vida. Espero que esta matéria tenha sido útil para elucidar suas dúvidas sobre Pilates e te motivar ainda mais a praticar, boa sorte e até a próxima.