Pilates Para Gestante: Veja Os 5 Motivos Para Praticar
O Pilates é um protocolo de ginástica que conquistou diversos adeptos no mundo todo, prescrito por diversos profissionais de saúde como uma atividade que visa reabilitar e condicionar partes do corpo a prática regular do Pilates já é rotina de muitas pessoas.
O que pouca gente sabe é que ainda existem muitas dúvidas sobre a aplicação do Pilates para gestantes, e para esclarecer todas as suas dúvidas elaborei essa matéria!
Um resumo completo de tudo o que você precisa saber para ter mais qualidade de vida durante a gestação, por isso já vá salvando essa matéria como favorita no seu navegador ou pegue pegue papel e caneta para anotar as melhores dicas, veja!
Perigos Iminentes A Gestação
Todos nós já sabemos mas, não custa nada lembrar aquele ditado que nossa avó sempre fez questão de nos dizer: “gravidez não é doença” .
De fato estar grávida não significa necessariamente estar doente, porém todos nós sabemos que algumas complicações clínicas podem agravar esse estado gracioso que é a gestação, indo desde diabetes gestacional, hipertensão, riscos aumentado de trombose e claro o temido aumento de peso.
Todas essas complicações podem trazer dificuldades que podem e devem ser combatidos pelas futuras mamães, então fique atento porque agora você irá conhecer os 5 motivos para praticar Pilates na gestação.
1. Correção De Postura
Um dos principais fatores que justificam a prescrição médica do Pilates para gestantes é o fato de que a maioria dos exercícios do Pilates são voltados para melhorar a postura e corrigir pequenos vícios ou desvios causados por traumas ou lesões ao longo do tempo.
Para a gestante corrigir e manter uma boa postura faz toda diferença, até porque com o aumento de peso é comum ver muitas mamães de primeira viagem reclamando de dores em uma das pernas ou de apenas um lado do corpo, resultado da sobrecarga articular gerada pela falta de postura adequada.
Nesses casos, o ideal é que a mamãe fale com o instrutor durante a avaliação que sente que seu andar ou o seu corpo tende a inclinar-se para o lado e o instrutor deverá elaborar exercícios que possam corrigir.
2. Diminuição Da Hipertensão
Está cientificamente comprovado que exercícios resistidos favorecem e muito o controle e diminuição da hipertensão arterial, principalmente se o protocolo proposto no Pilates para gestante for aplicado com exercícios compostos que utilizem apenas o peso do corpo.
Sem dúvidas os exercícios físicos promovem uma melhora significativa no sistema circulatório de maneira geral e pode evitar para as futuras mamães problemas com varizes e trombose que são muito comuns durante a gestação.
Fique atenta e não perca a oportunidade de começar a praticar agora mesmo o Pilates para gestante e sentir os benefícios que ele pode trazer a curto e longo prazo para a sua vida.
3. Fortalecimento Dos Músculos Pélvicos
O fortalecimento da musculatura pélvica sem dúvidas é um dos maiores benefícios do Pilates para gestantes.
Se você já foi a uma aula de Pilates, seja solo ou em estúdio, com toda certeza já saiu de lá percebendo que você tem a elasticidade de uma criança novamente.
O Pilates para gestantes estimula e muito o fortalecimento dos músculos dessa região que no corpo feminino é fundamental na hora do parto natural, pois é pela sua contração e elasticidade que o bebê encontrará a passagem abrindo caminho para a saída e para dar a mamãe a felicidade de poder acalentar o seu filhote que tanto amou enquanto esteve no seu ventre.
Fortalecer os músculos pélvicos é garantir que você terá uma boa hora, o Pilates para gestante irá com toda certeza te ajudar nesse sentido.
4. Diminuição Do Estresse
Os últimos estudos aprofundados em fisiologia de diversas universidades foram unânimes em constatar que a prática regular de uma ou mais atividades físicas é capaz de diminuir significativamente os níveis altos de cortisol.
Estimulam os hormônios que são capazes de controlar a ansiedade e o estresse trazendo mais tranquilidade e um pouco mais de calma para esses dias tão difíceis.
5. Combate Ao Sedentarismo
Ainda falando nas últimas pesquisas, todos nós sabemos que o sedentarismo se trata de um dos maiores males da nossa sociedade.
No caso das gestantes a situação consegue ser ainda pior, porque muitas temem a insegurança das ruas e os perigos de sofrer algum tipo de acidente que acabe prejudicando o desenvolvimento do bebê, ficam enclausuradas e por consequência da falta de movimento acabam engordando e trazendo complicações que podem ir além da gestação.
O Pilates para gestantes é uma excelente forma de conseguir dar adeus ao sedentarismo, uma vez que as atividades são monitoradas de perto por instrutores capacitados, e claro o espaço é seguro e aconchegante criado para evitar acidente e garantir a saúde das mamães e dos bebês.
Conclusão
Espero que essas informações ajudem as futuras mães a terem uma boa hora e se você ainda não pretende ter filhos agora, compartilhe com as futuras mamães que ainda não conhecem os benefícios do Pilates para gestante, boa sorte e boa hora para todas!